Agência ECCLESIA

Rejoice 2026: Jovens católicos levam festa da fé a Lamego, em celebração nacional – Emissão 26-07-2026

32 min · I går
Billede af episoden Rejoice 2026: Jovens católicos levam festa da fé a Lamego, em celebração nacional – Emissão 26-07-2026

Beskrivelse

A cidade de Lamego recebe a segunda edição da Jornada Nacional da Juventude ‘Rejoice’, com 1200 participantes das dioceses portuguesas para celebrarem a “alegria” da fé. “Há muitos jovens que sentem a necessidade, com espírito de alegria, de anunciar que Jesus está vivo e que tudo isso é um clima festivo. Há muitos mais como nós. Há muitos mais que rezam como nós. Há muitos mais que acreditam como nós”, diz à ECLESIA David Moura, membro do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Kommentarer

0

Vær den første til at kommentere

Tilmeld dig nu og bliv en del af Agência ECCLESIA-fællesskabet!

Kom i gang

1 måned kun 9 kr.

Derefter 99 kr. / måned · Opsig når som helst

  • Podcasts kun på Podimo
  • 20 lydbogstimer pr. måned
  • Gratis podcasts

Alle episoder

820 episoder

Billede af episoden A liberdade no serviço à Igreja, o caminho das palavras e as mãos de Isabel Figueiredo – Emissão 30-07-2026

A liberdade no serviço à Igreja, o caminho das palavras e as mãos de Isabel Figueiredo – Emissão 30-07-2026

Neste encontro com Isabel Figueiredo começamos e terminamos a falar de mãos – herança da sua mãe, o toque que revela personalidades, as mãos convidam à proximidade que a entrevistada assume necessitar. A escola perdeu uma professora de História, a Igreja católicaganhou uma mulher para quem o serviço e a obediência são estruturantes, sem nunca abdicar da liberdade e do livre arbítrio nas muitas tarefas que foi chamada a realizar. Diretora de conteúdos religiosos da Rádio Renascença, ex-diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, assume agora a secretaria da Comissão Episcopal Laicado, Família e Vida, função para onde leva o seu percurso pessoal mas também a escuta atenta de pessoas que querem ser e fazer o seu caminho em Igreja. Nos passos de Isabel Figueiredo a certeza de que o mistériode Deus se torna mais acessível pelo amor. Mesmo sendo mistério, um lugar que recentemente ganhou contornos sensíveis na sua vida, convidar as pessoas a uma vida maisplena, aberta à dimensão espiritual, partilhando o seu olhar nas palavras certas que a rádio exige, é uma missão que assume com alegria, porque através da escrita abre espaço para a reflexão que o mundo hoje precisa.

30. juli 202632 min
Billede af episoden Missão Mumemo leva 21 jovens portugueses a Moçambique - Emissão 25-07-2026

Missão Mumemo leva 21 jovens portugueses a Moçambique - Emissão 25-07-2026

Estamos neste tempo de verão a conhecer projetos eexperiências missionárias que em dias distendidos, congregam pessoas em torno do serviço ao outro. Recebemos hoje dois jovens que, antes de partirem emmissão, apresentam a missão Mumemo. Após as cheias de 2000, de um terreno que era mata emMoçambique, nasceu um bairro, de seu nome Mumemo, que as Irmãs da CONFHIC (Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição) prepararam e hoje acolhe cerca de 10 mil pessoas - trata-se um projeto que contempla casas, dois orfanatos, quatro escolas, um centro de saúde. E o dia-a-dia das irmãs é a entrega constante ao bairro.Vamos descobrir como é que esta realidade impacta e chega a um grupo de 21 jovens que entre 12 de julho e 8 de agosto viajam para Moçambique.

30. juli 202632 min
Billede af episoden LUSOFONIAS - Papa Leão, Angola, três meses depois…(II)

LUSOFONIAS - Papa Leão, Angola, três meses depois…(II)

Tony Neves, em Angola‘Não sejais meros espectadores da história, descei à rua e sede os atores principais da mudança’ – foi a frase do Papa Leão que mais marcou D. Maurício Camuto, Secretário-Geral da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST) e um dos coordenadores desta visita papal. A Ir. Salomé Cambungululu fez a mesma escolha.O P. Nito Chatulica, Maria Mussolovela e o P. Miguel Cambiona salientaram: ‘Venho até vós para encontrar o vosso povo, como um peregrino que procura os sinais da passagem de Deus por esta terra que Ele ama’. Continua o P. Armando Livamba: ‘Não vos falo como um político, mas como um pastor que ouve o clamor de um povo que anseia por justiça. Peço-vos com coragem que a verdade exige, que quebreis as correntes de uma governação que muitas vezes se fecha em si mesma, ignorando as periferias onde a vida é mais frágil’. O P. Mário P. Bernardo vai na mesma linha: ‘Apelo à vossa coragem para combater a corrupção e a exclusão social. Não temais o diálogo nem as vozes que divergem de vós; uma paz que se sustenta no silenciamento do outro é uma paz falsa’. O P. Felisberto Sakulukusu destaca: ’sede arquitetos de uma nova Angola, onde a abundância da terra seja, finalmente, a alegria de todos os seus habitantes’. É que – como lembrou o Papa e realçam a Ir. Florência Cassinda e o P. Jeremias Praia, ‘vós sabeis bem que, demasiadas vezes, se olhou e se olha às vossas terras para dar ou, mais frequentemente, para tirar algo. É necessário quebrar esta cadeia de interesses que reduz a realidade e a própria vida a uma mera mercadoria’. Pois – destaca o P. Arnaldo Simão - ‘O descontentamento, o sentimento de impotência e de desenraizamento separam-nos, em vez de nos colocarem em relação, difundindo um clima de estraneidade em relação aos assuntos públicos,  desprezo perante a desgraça alheia e a negação de todo o tipo de fraternidade’.

24. juli 20265 min
Billede af episoden A linguagem bíblica e as línguas clássicas como uma dança que Paulo Ramos vai escrevendo - Emissão 23-07-2026

A linguagem bíblica e as línguas clássicas como uma dança que Paulo Ramos vai escrevendo - Emissão 23-07-2026

Foi na adolescência que Paulo Ramos descobriu uma linguagem que lhe soava familiar, íntima até, e abria locais de pertença que dissipavam a “neblina interior” que o acompanhou no crescimento – as línguas clássicas convidavam este professor, tradutor e investigador a uma dança de palavras que o levaram também a descobrir a Patrística, as reflexões dos padres da Igreja e, concretamente,Santo Agostinho. Autor de orações partilhadas na comunidade da Capela doHospital de Santa Marta, em Lisboa, e na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dos Redentoristas, no Porto, olha para as escrituras como uma oferta a cada Domingo, e sublinha a capacidades desses textos lerem cada pessoa. Aleitura é para Paulo Ramos um momento espiritual e um bom livro é aquele que quando se fecha deixa ecoar as perguntas. O alcance do seu batismo foi sendo descoberto – tal comoSanto Agostinho diz que Deus está a criar o mundo agora, assim também o batismo vai sendo consagrado nos dons purificadores da água e do Espírito Santo.Afirmar que todos são chamados a esse dom, profundamente cristão e gratuito, é o que procura nos textos que escreve, nas leituras que persegue e na dança em que participa, a cada oração.

23. juli 202632 min