Podcasts de Ecologia/Composições musicais/Natureza
Ecology Podcasts/Musical Compositions/Nature

Podcasts de Ecologia/Composições musicais/Natureza Ecology Podcasts/Musical Compositions/Nature

Podcast by multimidiavillage

Rajoitettu tarjous

2 kuukautta hintaan 1 €

Sitten 9,99 € / kuukausiPeru milloin tahansa.

Phone screen with podimo app open surrounded by emojis

Enemmän kuin miljoona kuuntelijaa

Tulet rakastamaan Podimoa, etkä ole ainoa

Arvioitu 4.7 App Storessa

Lisää Podcasts de Ecologia/Composições musicais/Natureza Ecology Podcasts/Musical Compositions/Nature

Neste espaço estamos disponibilizando, gratuitamente, podcasts sobre ecologia, meio ambiente e biodiversidade. Também incluimos composições musicais de minha autoria, como forma de expressão da linguagem universal que é a música. In this space we are making free podcasts available on ecology, environment and biodiversity. We also included musical compositions of my own, as a way of expressing the universal language that is music.

Kaikki jaksot

207 jaksot
episode A crise climática e o desaparecimento de cidades e países. artwork
A crise climática e o desaparecimento de cidades e países.

Crise climática pode fazer desaparecer de cidades até países inteiros. O aumento do nível do mar ameaça cidades costeiras e nações insulares do mundo todo. O país de Tuvalu – por exemplo - é formado por nove ilhas, no meio do Pacífico, e tem uma população menor do que muitos bairros brasileiros: não chega a 12 mil habitantes, que estão na linha de frente da crise climática. Esse arquipélago, formado ao longo de milhões de anos por corais e erupções vulcânicas, está, em média, a menos de 2 metros acima do nível do mar. É um lugar que pode sumir se o mundo não reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fazendo com que o nível do mar aumente e as previsões mais catastróficas dos cientistas se concretizem. O país está sofrendo com as mudanças climáticas agora mesmo, todos os dias. Todos os dias nós vemos o avanço do nível do mar que chega por baixo da terra. Além da erosão nas praias, que vão fazendo as ilhas ficarem cada vez menores, o oceano também invade a terra firme pelo subsolo. Isso causa enchentes e apodrece plantações, que não resistem à água salgada. Com uma economia baseada na pesca e na agricultura de subsistência, as ondas também podem levar o modo de vida dessas pessoas. Tuvalu não é a única vítima em potencial do avanço dos oceanos. Existem muitos países insulares —principalmente no Pacífico, mas também no Caribe— onde um aumento do nível do mar de, digamos, 1,7 a 2 metros pode fazer ou que o país desapareça por completo, porque são ilhas relativamente rasas e pequenas, ou com que a vida se torne absolutamente inviável, basicamente fazendo desaparecer uma nação por completo. [...] Esse não é o único efeito da crise climática que já atinge várias ilhas paradisíacas. Os peixes também estão diminuindo em tamanho e quantidade, o que impacta mais um setor econômico importante, a indústria pesqueira. Um futuro sem redução nas emissões de gases de efeito estufa e que o planeta aqueça 4°C, o nível do mar pode aumentar 15 metros até o ano 2300. Então, você imagina praias como Copacabana e Ipanema com o nível do mar no segundo andar dos prédios. Esse é o cenário que nós temos que evitar a qualquer custo. Fonte (texto - créditos): https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/01/crise-climatica-pode-fazer-desaparecer-de-cidades-ate-paises-inteiros.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo&origin=folha Imagem (créditos): Simon Kofe, ministro da Justiça, Comunicação e Assuntos Internacionais (Tuvalu) - faz seu discurso dentro do mar que foi exibido na COP26. O país corre o risco de desaparecer por causa da crise climática - Foto: Reuters. Trilha sonora (créditos): https://www.youtube.com/watch?v=YF2ah8aRUao.  Adele - Set Fire To The Rain (Official Instrumental).

10.10.2025 - 7 min
episode Funcionamento do sistema imunológico de acordo com a hora do dia. artwork
Funcionamento do sistema imunológico de acordo com a hora do dia.

Você sabia que o nosso sistema imunológico muda conforme a hora do dia? (*) Quando micro-organismos — como bactérias ou vírus — nos infectam, nosso sistema imunológico entra em ação. Ele é altamente capacitado para detectar e eliminar infecções e reparar qualquer dano causado por elas. Em geral, presume-se que nosso sistema imunológico funcione exatamente da mesma maneira, independentemente se a infecção ocorrer durante o dia ou à noite. Pesquisas realizadas ao longo de mais de meio século mostram que nosso organismo responde de maneira diferente de dia e à noite. A razão para isso é nosso relógio biológico e o fato de que cada célula do corpo, incluindo as células do sistema imunológico, pode identificar a hora do dia. Nosso relógio biológico evoluiu ao longo de milhões de anos para nos ajudar a sobreviver. Cada célula do corpo possui uma coleção de proteínas que indicam o tempo, com base em seus níveis. [...] Mais recentemente, pessoas na faixa dos 20 anos que foram imunizadas com a vacina BCG (contra tuberculose) entre 8h e 9h apresentaram uma resposta imunológica melhor em comparação com as que foram vacinadas entre meio-dia e 13h. Portanto, para certas vacinas, há evidências de que ser imunizado de manhã cedo pode oferecer uma resposta mais robusta. Uma razão para observarmos uma resposta imunológica melhor à vacinação pela manhã pode ser devido à maneira como nosso relógio biológico controla o sono. Estudos mostraram que dormir o suficiente após a vacinação contra hepatite A melhora a resposta imunológica, aumentando o número de células imunológicas específicas da vacina que fornecem imunidade de longo prazo, em comparação com restringir o sono após a imunização. Ainda não se entende totalmente por que o sono aumenta a resposta à vacina, mas pode ser devido a como nosso relógio biológico controla diretamente a função e a localização das células imunológicas durante o sono. Assim, por exemplo, ele envia as células imunológicas aos nossos linfonodos enquanto dormimos para saber que infecções foram encontradas durante o dia e construir uma "memória" disso. Fonte (texto - créditos): (*) Annie Curtis é professora de Medicina e Ciências da Saúde na Universidade Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI).Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original (em inglês). https://www.bbc.com/portuguese/geral-57411013 Imagem (créditos):  https://www.bbc.com/portuguese/geral-57411013 - Getty Images. Trilha sonora (créditos): https://www.youtube.com/watch?v=K_nKFBVT-_g. The Lonely Shepherd.

19.9.2025 - 7 min
episode Como o fogo é usado para controlar incêndios? artwork
Como o fogo é usado para controlar incêndios?

Como fogo é usado para evitar incêndios no Cerrado e Pantanal. Normalmente apontado como um vilão do meio ambiente, o fogo tem sido cada vez mais usado para prevenir incêndios em unidades de conservação brasileiras. Por meio de queimadas controladas feitas antes da estiagem, gestores de parques e comunidades tradicionais buscam reduzir a quantidade de material inflamável disponível, como capim e folhas secas. A técnica vem sendo usada principalmente no Cerrado, mas já começa a ser aplicada em outros biomas, como o Pantanal e em formações de savana na Amazônia. O objetivo é impedir a ocorrência de grandes incêndios no auge da seca, quando fica mais difícil controlar as chamas e o fogo costuma ser bem mais destrutivo. As queimadas são aplicadas em áreas diferentes de cada vez, para que os animais consigam fugir e a vegetação tenha tempo de se regenerar. Agentes monitoram as chamas para mantê-las baixas e evitar que escapem para outras áreas. [...] As queimas controladas também vêm ganhando espaço nos últimos anos em outros países que têm sido duramente afetados por incêndios, como o Canadá, os EUA, a Austrália e Portugal. Tanto no Brasil quanto em alguns desses países, gestores de parques têm trocado experiências com povos indígenas e comunidades tradicionais, que há séculos manejam o fogo em territórios com grande biodiversidade. Fonte (texto - créditos): https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61170389 Imagem (créditos):  Queima controlada na Estação Ecológica Águas Emendadas, no Distrito Federal (Brasília/DF). Governo do DF. Trilha sonora (créditos): https://www.youtube.com/watch?v=5bJkS01DbgI.    The Sound of Silence || Flute Instrumental.

12.9.2025 - 5 min
episode Eco-ansiedade. artwork
Eco-ansiedade.

As mudanças climáticas são uma realidade e ameaçam o futuro da Terra. Essa circunstância pode ter impactos psicológicos em algumas pessoas, um fenômeno conhecido como eco-ansiedade. A expressão "eco-ansiedade" foi apresentada ao mundo em 2017 pela American Psychology Association (APA — a associação de psicologia do EUA), descrita como: "medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que ocorre ao observar o impacto, aparentemente irrevogável das mudanças climáticas, gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das próximas gerações". Apenas em outubro de 2021 que ela entrou oficialmente para o dicionário de Oxford como um "desconforto ou preocupação sobre o dano atual e futuro causado no meio ambiente pela atividade humana e a mudança climática". Desde então, o termo tem aparecido com mais e mais frequência, principalmente entre os jovens. Mas você sabe como identificar essa sensação tão nova? A ansiedade climática é uma expressão clínica do medo crescente dos desastres e cataclismos ambientais. A eco-ansiedade é um medo que surge a partir da nossa observação sobre os impactos das mudanças do clima. Vemos que os pacientes temem cada vez mais sobre o futuro, pelas gerações que virão e de como será o mundo. É uma ansiedade que se traduz, sobretudo, em perguntas sobre o que elas próprias podem fazer para evitar e prevenir tais desastres. Será que já existe algum tratamento específico para lidar com essa sensação? Por não se tratar de uma patologia específica, ainda não existe um tratamento personalizado, mas como todo sofrimento, ela é sempre acolhida pela psicanálise. Primeiro é realizada uma escuta analítica, e claro, a psicanálise mobiliza toda a sua estrutura conceitual para ajudar o sujeito a investigar essa sensação e a lidar com ela. Como todas as ansiedades, elas estimulam também os mecanismos primitivos de defesa, como por exemplo a denegação, que reconhece o problema, mas finge que não existe. Busca-se entender esses mecanismos inconscientes que se entrelaçam e amarram o mundo externo ao interno da pessoa. [...] Uma notícia positiva sobre o combate à eco-ansiedade é que os problemas climáticos estão mudando a consciência de grande parte da população acerca da necessidade de cuidar do planeta. Um estudo realizado, revela que 90% dos entrevistados em âmbito mundial afirmam que pensar na crise climática lhes provoca incômodo em relação ao seu futuro, um incômodo que, especialmente nos mais jovens, se transforma em um ativismo ecológico como o representado pela icônica Greta Thunberg e que faz pensar em um futuro mais próspero para o planeta. Texto (créditos): https://www.iberdrola.com/compromisso-social/o-que-e-ecoansiedade#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%20A%20ECO%2DANSIEDADE.&text=A%20American%20Psychology%20Association%20(APA,mesmo%20e%20das%20gera%C3%A7%C3%B5es%20futuras%E2%80%9D. Imagem (créditos): https://www.iberdrola.com/compromisso-social/o-que-e-ecoansiedade#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%20A%20ECO%2DANSIEDADE.&text=A%20American%20Psychology%20Association%20(APA,mesmo%20e%20das%20gera%C3%A7%C3%B5es%20futuras%E2%80%9D. Trilha sonora: arquivo pessoal - composição musical própria.

22.8.2025 - 11 min
episode Previsão de eventos climáticos no Nordeste do Brasil. artwork
Previsão de eventos climáticos no Nordeste do Brasil.

Como que a temperatura do Atlântico Norte ajuda a prever eventos climáticos extremos no Nordeste do Brasil até três meses antes. A temperatura das águas do oceano Atlântico Norte pode ser usada como um indicador climático para prever com antecedência de até três meses a ocorrência de eventos extremos ligados à redução de chuvas e secas intensas na região Nordeste do Brasil. As pesquisas estão sendo desenvolvidas em uma nova abordagem metodológica, com foco no déficit de precipitação, e estão mostrando que, nos últimos anos, a influência do Atlântico Norte se tornou mais persistente do que a atuação do Pacífico tropical, até então apontada como um dos fatores de impacto na intensidade das secas no Nordeste. Ao mesmo tempo, a conexão entre Pacífico e Atlântico Norte ficou mais frequente, sugerindo que essas interações entre as bacias oceânicas tropicais reforçaram as estiagens na região nas últimas décadas. [...] Entre as conclusões do artigo, o grupo de pesquisadores aponta ainda que outros fatores, como mudanças no uso da terra, podem levar a alterações no ciclo hidrológico, como já demonstrado em estudos de modelagem, particularmente sobre a bacia amazônica. Quando discutimos variações climáticas estamos falando também em impactos socioeconômicos e na biodiversidade. Por isso, centros meteorológicos podem usar o modelo para trabalhar em prevenção, focando em políticas públicas ou na tomada de decisão sobre ações de mitigação de eventos extremos, dizem os pesquisadores. Fonte (texto - créditos): https://agencia.fapesp.br/temperatura-do-atlantico-norte-ajuda-a-prever-evento-climatico-extremo-no-nordeste-ate-tres-meses-antes/38816/ Imagem (créditos): Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, com nível extremamente seco (dezembro,2015). Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil. Trilha sonora (créditos): https://www.youtube.com/watch?v=Ev66twsveLA. Richard Clayderman Greatest Hits - The Best Of Richard Clayderman.

08.8.2025 - 3 min
Loistava design ja vihdoin on helppo löytää podcasteja, joista oikeasti tykkää
Loistava design ja vihdoin on helppo löytää podcasteja, joista oikeasti tykkää
Kiva sovellus podcastien kuunteluun, ja sisältö on monipuolista ja kiinnostavaa
Todella kiva äppi, helppo käyttää ja paljon podcasteja, joita en tiennyt ennestään.
Phone screen with podimo app open surrounded by emojis

Enemmän kuin miljoona kuuntelijaa

Tulet rakastamaan Podimoa, etkä ole ainoa

Arvioitu 4.7 App Storessa

Rajoitettu tarjous

2 kuukautta hintaan 1 €

Sitten 9,99 € / kuukausiPeru milloin tahansa.

Podimon podcastit

Mainoksista vapaa

Maksuttomat podcastit

Äänikirjat

20 tuntia / kk

Aloita nyt

Vain Podimossa

Suosittuja äänikirjoja