
Escuchar Medicina em Debate
Podcast de Central3 Podcasts
Podcast sobre Medicina, Política e Saúde traduzidas para o dia a dia. Espaço aberto para o debate e formação, tudo baseado em evidências. Atualmente a equipe é formada pelos seguintes membros: Aninha Pimentel, Aristóteles Cardona Júnior, Hania Bidu, Mayara Floss, Nicole Geovana, Pedro Carvalho Diniz, Rubens Cavalcanti e Thiago Henrique Silva. E quase sempre contamos com participações especiais. Site: http://medicinaemdebate.com.br E-mail: medicinaemdebate@gmail.com Redes Sociais: Twitter – www.twitter.com/medicinaemdbt / Instagram – www.instagram.com/medicina_em_debate / Facebook – www.facebook.com/medicinaemdebate
Empieza 7 días de prueba
$99.00 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Todos los episodios
321 episodios
Neste episódio, conversamos sobre o cotidiano do trabalho na Atenção Primária com Renato Santos, médico de família e comunidade e professor da UFRB, que está lançando um livro sobre o tema, fruto de sua dissertação de mestrado. Participaram ainda Marco Túlio Pereira e Rodrigo Alves Rodrigues pelo podcast Medicina em Debate. As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti [https://medicinaemdebate.com.br/equipe/] e a edição ficou com o Brasil de Fato. [http://brasildefato.com.br/] Música de encerramento: Lambada Complicada, do Mestre Aldo Sena. Foto da Capa: Araquém Alcântara Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Para adquirir o livro do Renato Santos: https://bit.ly/3OlCfRh Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter [https://www.twitter.com/medicinaemdbt], Instagram [https://www.instagram.com/medicina_em_debate] e Facebook [https://www.facebook.com/medicinaemdebate].

Este episódio contou com a participação, em forma de relatos, de 7 importantes militantes da saúde pública brasileira, avaliando a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Participaram do episódio: Sônia Fleury, pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz; Lígia Giovanella, pesquisadora Sênior da FIOCRUZ e da RedeAPS; Rosana Onocko, presidenta da ABRASCO; Ana Luísa Vilas-Boas, professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; Isabela Soares Santos, pesquisadora da ENSP – FIOCRUZ e vice-presidenta da ABRES; Beatriz Augusta, usuária e trabalhadora rural de Santa Luzia – MG; Túlio Franco, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF e membro da Rede Unida. Contamos ainda com a participação de Luiz Paulo Rosa, pelo podcast Medicina em Debate As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Música de encerramento: Apesar de Você, do Chico Buarque Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Neste episódio, o assunto foi o cuidado em saúde nos municípios rurais brasileiros e os enormes desafios para a efetivação da política pública de saúde nos rincões do nosso país. Participaram deste episódio Patty Fidelis de Almeida, pesquisadora da UFF, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e da pesquisa APS em municípios rurais remotos; Cláudia Gontijo, ex-secretária municipal de saúde e coordenadora de vigilância em saúde do município de Lassance-MG e Fernanda Cardoso, ex-gestora de Rurópolis-PA e professora da UEPA Participaram ainda Marco Túlio Pereira e Rodrigo Alves Rodrigues pelo podcast Medicina em Debate. As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Música de encerramento: Mutirão, do Grupo Agreste Site do grupo de pesquisa Atenção Primária à Saúde em municípios rurais remotos no Brasil: https://apsmrr.ensp.fiocruz.br/ Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Esta semana, nosso bate papo foi com a professora da Faculdade de Medicina da Unicamp Rosana Onocko, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Conversamos sobre a avaliação da ABRASCO e da Frente pela Vida dos primeiros meses do governo Lula na área da saúde e dos desafios atuais da saúde pública brasileira e do nosso Sistema Único de Saúde. Participaram os membros do Medicina em Debate Aristóteles Cardona Júnior e Marco Túlio Pereira, Rodrigo Alves Rodrigues e Luiz Paulo Rosa. As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti [https://medicinaemdebate.com.br/equipe/] e a edição ficou com o Brasil de Fato. [http://brasildefato.com.br/] Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter [https://www.twitter.com/medicinaemdbt], Instagram [https://www.instagram.com/medicina_em_debate] e Facebook [https://www.facebook.com/medicinaemdebate].

Por que devemos falar sobre a saúde da mulher negra? O acesso à saúde é igual para as mulheres negras? Há diferenças no atendimento médico e multiprofissional de uma mulher negra? Winnie Samanu é Pós-doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa INOVA-Fiocruz e Pesquisa sobre Doença falciforme e Saúde da População Negra.Roseane Corrêa é Enfermeira e Sambista. Doutoranda em Saúde Pública em que pesquisa sobre saúde da mulher negra, ativista do SUS. Juntas, elas debatem essas e outras inquietações e ampliam as discussões para além dos Determinantes Sociais da Saúde. Gravado dentro dos 21 dias de Ativismo Negro contra o racismo, este episódio, com mediação de Nicole Geovana, debate sobre como o racismo impacta no cotidiano da vida e na saúde da mulher negra. A edição do episódio foi feita pelo Brasil de Fato e as vinhetas são de Rubens Cavalcanti Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter [https://www.twitter.com/medicinaemdbt], Instagram [https://www.instagram.com/medicina_em_debate] e Facebook [https://www.facebook.com/medicinaemdebate].
Empieza 7 días de prueba
$99.00 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Podcasts exclusivos
Sin anuncios
Podcast gratuitos
Audiolibros
20 horas / mes