
Antes pelo contrário
Podcast de SIC Notícias
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.
Empieza 7 días de prueba
$99.00 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Todos los episodios
100 episodios
TAP vai ser privatizada: e agora? No Antes Pelo Contrário em podcast, com José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves, a análise à privatização da TAP e à detenção de dois polícias por suspeitas de tortura. O Governo aprovou o decreto-lei que abre caminho à privatização de 49,9% da TAP, mantendo o controlo estatal com os restantes 50,1%. A venda, que será feita por fases, inclui 44,9% para investidores e 5% reservados aos trabalhadores, caso estes não comprem, o investidor assume a totalidade. O objetivo é concluir a operação em cerca de um ano, mas o Estado pode abortar o processo sem indemnizações, se os candidatos não forem idóneos ou não cumprirem as exigências. O caderno de encargos impõe obrigações: manter o hub em Lisboa, preservar a marca TAP e as rotas estratégicas (Américas e PALOP). O investidor ficará com a gestão corrente da empresa, mas o Estado manterá poder de veto em decisões estratégicas. Esta primeira venda pode abrir espaço a uma futura privatização total, mediante novo processo e avaliação. A TAP poderá ser vendida a grupos da aviação, fundos de investimento ou investidores internacionais. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 10 de julho na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener [https://omnystudio.com/listener] for privacy information.

Começam a ser ateadas as primeiras brasas no julgamento de José Sócrates. Os primeiros desenvolvimentos legais provenientes da Operação Marquês têm início. O ex primeiro ministro optou por adotar uma postura acusatória no julgamento, afirmando a ausência de provas. Qual a estratégia de José Sócrates? Ouça o comentário de Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, emitido na SIC Notícias a 8 de julho. See omnystudio.com/listener [https://omnystudio.com/listener] for privacy information.

“A justiça não pode ser um espetáculo.” Na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins debatem o começo do julgamento de José Sócrates, ex-primeiro-ministro, com destaque à “parcialidade da juíza”, bem como a estratégia mediática da defesa. Que reformas no sistema judicial seriam necessárias, de modo a evitar novas situações semelhantes? Emitido na SIC Notícias a 3 de julho. See omnystudio.com/listener [https://omnystudio.com/listener] for privacy information.

No Antes Pelo Contrário em podcast, com Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins, em debate a cimeira da NATO e a apresentação do pacote de medidas do Governo sobre migrações e nacionalidade. Trump reforçou a ideia de “paz pela força”, mas esta abordagem instável pode comprometer negociações futuras com outras potências, que passaram a desconfiar da fiabilidade dos EUA. A guerra expôs as limitações da diplomacia coerciva, tendo provocado instabilidade global e levantado questões sobre a eficácia de normas jurídicas internacionais. Apesar de ter danificado infraestrutura nuclear iraniana, o ataque não eliminou o conhecimento técnico, e o Irão poderá intensificar o seu programa nuclear. A posição dos EUA como potência equilibradora no Médio Oriente foi comprometida, enquanto aliados ocidentais expressam nervosismo quanto à liderança de Trump. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 26 de junho na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener [https://omnystudio.com/listener] for privacy information.

Guerra Israel-Irão: afinal, o que se passa? O que vai acontecer daqui para a frente? Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva analisam o conflito Israel-Irão e a posição dos EUA como mediação, no Antes Pelo Contrário em podcast. Israel, com o apoio dos Estados Unidos, concretizou uma ofensiva que destruiu importantes instalações nucleares iranianas, num movimento que resultou num ganho político claro para Donald Trump. A operação contou com o envio de bombardeiros B-2 americanos e fragilizou o eixo antiocidental, reforçando a posição global dos EUA. A China e a Rússia optaram por não intervir, deixando o Irão isolado e questionando a credibilidade destas potências como aliadas estratégicas noutras regiões. Moscovo expressou apoio ao Irão, mas sem sinais de envolvimento direto, preocupada com o risco de colapso do regime iraniano. O receio de uma operação militar prolongada EUA-Israel, que destrua a economia iraniana, paira sobre o Kremlin. Ao mesmo tempo, os sucessos de Israel devem-se em larga medida à eficácia da espionagem, revelando fragilidades internas graves no sistema de segurança iraniano. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 24 de junho na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener [https://omnystudio.com/listener] for privacy information.
Empieza 7 días de prueba
$99.00 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Podcasts exclusivos
Sin anuncios
Podcast gratuitos
Audiolibros
20 horas / mes