RESTAURACAST

RESTAURACAST

Podcast door NÚCLEO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA DE ITAPETININGA

O Restauracast é um podcast de divulgação dos princípios, valores, práticas e visão de mundo da Justiça Restaurativa. É uma iniciativa do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga. Fundamentado na cultura de paz, tem como objetivo a propagação de alternativas viáveis aos desafios da convivência e a transformação social, ultrapassando o paradigma punitivo em direção a uma sociedade restaurativa.

Probeer 7 dagen gratis

€ 9,99 / maand na proefperiode.Elk moment opzegbaar.

Probeer gratis

Alle afleveringen

5 afleveringen
episode Justiça Restaurativa e Educação artwork
Justiça Restaurativa e Educação

Neste quinto episódio do RESTAURACAST, conversamos com Regina Aparecida Gomes Camargo, educadora e fundadora do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela (São Paulo/SP). Desde seu contato com a Cultura de Paz e a Justiça Restaurativa, Regina apresentou um incômodo diante das velhas práticas escolares de reprodução das violências. Desse incômodo, surgiu a iniciativa de implementar no espaço educacional uma perspectiva nova e de desconstrução do paradigma punitivista. Como diretora de escola, passou a aplicar a visão de mundo e as práticas da Justiça Restaurativa em seu universo institucional, investindo na formação de professores e na construção de espaços de fala e escuta como estratégia para a garantia da transformação educacional. Para Regina, “educar numa outra perspectiva, que não a da violência, exige uma desconstrução do olhar que lançamos para o conflito.” Sua proposta de educação como garantia de direitos nos instiga a conhecer como as práticas restaurativas nos espaços educacionais tem potencial transformador. De sua posição de entusiasta e de experiente formadora de professores, Regina nos faz uma questão fundamental: “À favor de quem está a educação?” Que possamos desfrutar desse bate-papo tão enriquecedor e instigante! Livro indicado pela nossa convidada: Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores(as) (Editora Pragmatha) Link: https://pragmatha.com.br/produto/historia-e-memoria-da-educacao-profissional-caracterizacao-do-acervo-fotografico-da-escola-polivalente-em-osorio-rs-1974-1996-copia/ [https://pragmatha.com.br/produto/historia-e-memoria-da-educacao-profissional-caracterizacao-do-acervo-fotografico-da-escola-polivalente-em-osorio-rs-1974-1996-copia/] ENTREVISTADORES: Adriana Rocha (Facilitadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP) Rafael Renato dos Santos (Coordenador e facilitador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP).

20 aug 2021 - 1 h 5 min
episode Justiça Restaurativa e sua interface com o Direito artwork
Justiça Restaurativa e sua interface com o Direito

Neste quarto Episódio batemos um papo com duas entusiastas da Justiça Restaurativa ligadas ao Grupo de Estudos USP Restaura, Júlia Palmeira Macedo e Letícia Léllis de Oliveira Castro. Nesta conversa pudemos conhecer um pouco sobre a perspectiva dos Estudos Críticos em Justiça Restaurativa. Letícia enfatiza a necessidade de não vermos a JR como uma alternativa dentro do Sistema de Justiça, mas como parte deste Sistema. Fala também da importância de não ficarmos apenas nos estereótipos, mas ultrapassarmos a linguagem única e as limitações legais com percepção pluralista da JR. Júlia nos impacta com a ideia de que JR não é resolver casos, mas transformar relações, sem deixar de lado o olhar apurado e atento para as violências que são estruturais em nossa sociedade (violência de gênero, racismo, encarceramento em massa, etc.) Sobre os usos e abusos da JR no campo do Direito, ambas nos interpelam: Como a JR será recepcionada pelo Sistema da Justiça tradicional? Quem terá acesso à Justiça? Quem serão os destinatários da Justiça Restaurativa? Mais do que respostas, elas nos provocam a criticarmos qualquer insinuação utilitarista da JR que vise reduzí-la a certos procedimentos jurídicos para redução da demanda. Conversamos ainda sobre utopias, sobre as tensões entre os feminismos e a JR... enfim, um momento de profunda reflexão e aprendizado. ENTREVISTADORES: Adriana Rocha (Facilitadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP) Rafael Renato dos Santos (Supervisor e Facilitador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP). LINK Congresso Internacional de Justiça Restarativa OAB SP: https://www.youtube.com/watch?v=Vj4-AA6wLus&t=103s LINK Edital Grupo de Estudos USP Restaura: https://sites.usp.br/businessandcrime/usp-restaura/

06 aug 2021 - 1 h 17 min
episode Experiências em Justiça Restaurativa artwork
Experiências em Justiça Restaurativa

Neste terceiro episódio conversamos com Heloisa Saliba e Borges, nossa querida Helô. Ela é essa alma adorável e profundamente cativante que tornou-se referência para todos os que se aproximam da Justiça Restaurativa. Tendo participado ativamente da concepção, elaboração e fundação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Tatuí/SP, Helô está atualmente afastada das atividades devido a pandemia, porém, jamais afastada de sua grande vocação: acolher pessoas e mostrar que é possível um mundo mais humano. Enfermeira de formação, mostrou-nos que é necessário cuidar do corpo e da alma, trazendo à baila um flagelo que assola boa parte da existência das mulheres brasileiras, os abusos e violências doméstica e sexual. Helô nos convoca a repensar a presença real e acolhedora diante de dores que não são individuais, mas dores de uma coletividade e que precisam ser transformadas em força e luta. É neste ponto que a Justiça Restaurativa tem muito a contribuir e nos ajudar a construir esta potência coletiva de mudança do mundo. Convidada Especial: Heloisa Saliba e Borges Entrevistadores: Adriana Rocha e Rafael Renato dos Santos. Realização: Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP.

17 jun 2021 - 1 h 11 min
episode Valores e princípios da Justiça Restaurativa em um mundo em crise artwork
Valores e princípios da Justiça Restaurativa em um mundo em crise

Neste segundo episódio nossa convidada especial Monica Mumme faz uma reflexão sobre como os valores e princípios da Justiça Restaurativa podem nos auxiliar a lidar com os desafios de um mundo em constante crise. Partilha conosco suas experiências e nos convida a reconhecer nossas vulnerabilidades. "Onde tem muita dor, precisamos escutar muito!" Com estas potentes percepções, Monica nos apresenta importantes fundamentos da Justiça Restaurativa, atentando para o fato de que o conflito é parte inerente à condição humana e que o silenciamento dos conflitos produzem violência. Para ela, no plano relacional "a violência é um pedido desesperado e atrapalhado de ajuda". Já o machismo e o racismo são manifestações de uma violência que também possui um aspecto estrutural.  Para os críticos da Justiça Restaurativa, Monica responde de maneira bastante sábia e amorosa ao pontuar que independentemente do olhar que se tenha, o fato é que "a JR não passa desapercebida". Nossa entrevistada nos surpreende a cada resposta:  "A superficialidade é um grande perigo para a Justiça Restaurativa". "Onde está a materialidade das boas intenções?" Com uma precisão cirurgica, Monica nos provoca a vivermos a corresponsabilidade e a cocriação de um outro mundo possível. Entrevistadores: Rafael Renato dos Santos e Adriana Rocha. Realização: Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP. #justiçarestaurativa

28 mei 2021 - 1 h 16 min
episode A Justiça Restaurativa como visão de mundo artwork
A Justiça Restaurativa como visão de mundo

Neste primeiro episódio entrevistamos Célia Passos, uma importante formadora de facilitadores em Justiça Restaurativa. Ela compartilha conosco alguns momentos de sua trajetória e apresenta a JR como uma visão transformadora de nós mesmos e do mundo. Realização do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itapetininga/SP. Entrevistadores: Rafael Renato dos Santos e Adriana Rocha.

12 mei 2021 - 45 min
Super app. Onthoud waar je bent gebleven en wat je interesses zijn. Heel veel keuze!
Makkelijk in gebruik!
App ziet er mooi uit, navigatie is even wennen maar overzichtelijk.

Probeer 7 dagen gratis

€ 9,99 / maand na proefperiode.Elk moment opzegbaar.

Exclusieve podcasts

Advertentievrij

Gratis podcasts

Luisterboeken

20 uur / maand

Probeer gratis

Alleen bij Podimo

Populaire luisterboeken