
Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua de Todo Dia
Podcast de CBN
Curiosidades do uso da língua portuguesa, a gramática, o estilo. Análise das frases faladas por políticos e personalidades.
Disfruta 90 días gratis
9,99 € / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Todos los episodios
477 episodios
Os adjetivos pátrios de quem nasce no país africano podem provocar confusão. Professor Pasquale explica que existem duas opções corretas: 'cabo-verdiano' ou 'cabo-verdense', sempre com hífen. Ele fala, ainda, sobre a formação de adjetivos pátrios para quem nasce em outras nações da África.

A dúvida de uma ouvinte é sobre quando usar a forma verbal 'estar' ou 'está' ou 'dar ou 'dá'. 'Dar e estar são formas do infinitivo. Dá e está: terceira pessoa do singular do presente do indicativo', explica Pasquale.

O professor Pasquale explica que não havia registro de conjugação completa do verbo antigamente. 'Só se notava no presente, 'nós adequamos' ou 'vós adequais', que é uma forma literária. Mas, de uns tempos para cá, começou a haver o uso um pouco instável, ora 'adequo', ora 'adeqúo', em Portugal, e os dicionários registraram isso', conta.

Professor Pasquale, João Marcello Bôscoli, Carlos Eduardo Eboli e Gabriel Dudziak contam suas histórias com o rei Roberto Carlos, que completa 80 anos na próxima segunda-feira. Com suas belas canções, o cantor capixaba e vascaíno conquistou os corações do time de comentaristas do Estúdio CBN — e de quase todos os brasileiros.

Professor Pasquale responde a uma ouvinte que pergunta se as palavras são oxítonas ou paroxítonas. Originalmente, os termos eram oxítonos. No entanto, as duas pronúncias são consideradas corretas atualmente.
Disfruta 90 días gratis
9,99 € / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Podcasts exclusivos
Sin anuncios
Podcast gratuitos
Audiolibros
100 horas / mes