Debaixo da Língua

Debaixo da Língua

Podcast by Rádio Comercial | Rui Maria Pêgo

7 vrk ilmainen kokeilu

Kokeilun jälkeen 7,99 € / kuukausi.Peru milloin tahansa.

Aloita maksutta
Phone screen with podimo app open surrounded by emojis

Enemmän kuin miljoona kuuntelijaa

Tulet rakastamaan Podimoa, etkä ole ainoa

Arvioitu 4.7 App Storessa

Lisää Debaixo da Língua

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui!Um podcast Rádio Comercial.

Kaikki jaksot

95 jaksot
episode Ana Markl artwork
Ana Markl

No primeiro "Debaixo da Língua" ao vivo, Rui Maria Pêgo conversa com a apresentadora, escritora e criadora Ana Markl, na Cupra City Garage, em Lisboa. Uma conversa sobre a memória, a adolescência, o fascinante mundo da pornografia portuguesa e a importância de ensinarmos os homens a serem aliados das mulheres. E quem é Ana Markl? Passamos a explicar. Nasceu em 1979, ainda sem uma t-shirt dos Sonic Youth vestida, mas já certamente a pensar nisso. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas porque gostava de ler e escrever, mas acabou por se formar em Jornalismo pelo CENJOR. Começou por trabalhar no jornal Blitz para pôr a render a sua melomania - durante a adolescência, dizia que o seu quarto e as suas músicas lhe bastavam - até acabou a ganhar dinheiro com isso mais tarde. Contribuiu com a sua argúcia para revistas como Time Out, Jornal Expresso ou até a bem casta Playboy. Ajudou a fundar o Canal Q, estreando-se em televisão. A Rádio aparece mais tarde, território fértil onde teve a alegria de acordar antes do trânsito da Segunda Circular começar, durante muitos anos nas Manhãs da rádio Antena 3. É criadora, escritora, apresentadora de rádio e televisão, uma comunicadora perspicaz e para quem a generosidade parece ser o novo Punk. Atualmente, podemos ouvi-la no influente "Voz de Cama" com Tânia Graça e no podcast "Igualmente", da IKEA Portugal. "Do Outro lado do Tempo" é o seu mais recente livro, um diálogo com o eu do passado, no momento presente. Uma arquéloga das emoções, portanto. Esta semana, no "Debaixo da Língua, Ana Markl.

31. heinäk. 2025 - 1 h 24 min
episode Gabor Maté artwork
Gabor Maté

Gabor Maté, 81 anos. Médico húngaro-canadiano, nasceu em Budapeste, Hungria, em plena Segunda Guerra Mundial, numa família judia. Para salvá-lo do campo de concentração de Auschwitz, a mãe entrega-o a uma mulher cristã na rua. Começa aí a sua relação com o trauma, tema que atravessa toda a sua vida e através do qual lê o mundo e os outros. Casado há mais de 50 anos, pensa, ensina, dá consultas e escreve livros (muitos) que acabam na lista de "Mais Vendidos" do jornal norte-americano The New York Times. O seu mais recente exercício literário é extraordinário. "The Myth of Normal" ou o "Mito do Normal: Trauma, Doença e Cura numa Cultura Tóxica", é um mergulho interno nas nossas feridas. Será que o que vivemos dita o nosso futuro? Quanto do nosso trauma é passível de ser transformado? O que é a adição? Haverá cura para os nossos impulsos mais destrutivos? O que está Israel a fazer na Palestina? Em direto de Vancouver, Canadá, e na primeira entrevista concedida a um meio de comunicação social português, o Dr. Gabor Maté está hoje no "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo. Episódio em inglês.

24. heinäk. 2025 - 41 min
episode Marco Mendonça artwork
Marco Mendonça

Ator, encenador e autor, nasceu em 95' em Moçambique. Filho de pai português e de mãe moçambicana, apercebeu-se de como o olhar sobre quem era mudava consoante a sua presença em Moçambique, ou em Portugal. É cá que vive a adolescência, e é cá que estuda teatro e começa a trabalhar. Apercebe-se das desigualdades, da fragilidade branca, do racismo, do desconforto que a sua cor de pele pode provocar em alguns contextos. Sim, estamos em 2025. Mas Portugal continua a não lidar com o seu racismo estrutural. Marco Mendonça passa hoje pelo "Debaixo da Língua" para falar de "Reparations Baby", um concurso de televisão falso que aborda a questão complexa da reparação histórica. Será possível reparar a dor e a desigualdade multi-geracional? Falamos ainda de "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas", espetáculo já mítico que passeia pelo mundo. Marco faz parte desde o seu início. Em breve, estão de volta à Culturgest.

17. heinäk. 2025 - 1 h 27 min
episode Júlio Machado Vaz artwork
Júlio Machado Vaz

Nasceu no Porto, em 1949. É médico psiquiatra, professor, escritor e autor de programas de rádio e televisão. Ficou conhecido do público com o programa de rádio "Sexo dos Anjos", e na televisão, com "Sexualidades". Hoje, ouvimo-lo na Antena 1, a discutir o que o "Amor É" com Inês Meneses. Faz prática clínica há meio século, e há 30 anos que não dormia dois dias seguidos em Lisboa. Esse acontecimento cósmico tornou possível a conversa com Rui Maria Pêgo, sobre o seu novo livro "Outonecer", um mergulho introspectivo sobre a precariedade que envelhecer traz, a importância das recordações e a chegada da morte. Ouça mais um "Debaixo da Língua", com o médico que pôs os portugueses a falar de amor, sexo e, de vez em quando, dos Beatles.

10. heinäk. 2025 - 58 min
episode Capicua artwork
Capicua

Vai um gelado antes do fim do mundo? Teria que sabor? Manga? Framboesa? Cookies and dream? Um cone para o apocalipse é a proposta de Capicua, a poeta-escritora-rapper-ícone que lança novo disco: “Um Gelado Antes do Fim do Mundo”, 5 anos depois de “Madre Pérola”. Do Porto, feminista, socióloga de formação, Capicua é um dos nomes mais influentes da música contemporânea portuguesa - a sua caneta, uma lupa, está mais certeira do que nunca. Letrista não só para si, como para outros artistas, lança livros, e até inventa teatro. Se a generosidade é o novo punk, “Um gelado para o fim do mundo,” é uma bússola para um tempo sem poetas. Talvez seja essa a próxima revolução: o regresso da Poesia.

03. heinäk. 2025 - 1 h 0 min
Loistava design ja vihdoin on helppo löytää podcasteja, joista oikeasti tykkää
Loistava design ja vihdoin on helppo löytää podcasteja, joista oikeasti tykkää
Kiva sovellus podcastien kuunteluun, ja sisältö on monipuolista ja kiinnostavaa
Todella kiva äppi, helppo käyttää ja paljon podcasteja, joita en tiennyt ennestään.
Phone screen with podimo app open surrounded by emojis

Arvioitu 4.7 App Storessa

7 vrk ilmainen kokeilu

Kokeilun jälkeen 7,99 € / kuukausi.Peru milloin tahansa.

Podimon podcastit

Mainoksista vapaa

Maksuttomat podcastit

Aloita maksutta

Vain Podimossa

Suosittuja äänikirjoja