
Napoleão e o Brasil
Podcast de RFI Brasil
Empieza 7 días de prueba
$99 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.

Más de 1 millón de oyentes
Podimo te va a encantar, y no estás solo/a
Valorado con 4,7 en la App Store
About Napoleão e o Brasil
A França comemora em 2021 os 200 anos da morte de Napoleão Bonaparte. O primeiro Imperador dos franceses morreu em 5 de maio de 1821, na Ilha de Santa Helena, onde era detido pelos ingleses. Durante os 15 anos em que esteve no poder no início do século 19, Bonaparte declarou guerra às monarquias da época e dominou quase toda a Europa. A invasão de Portugal pelas tropas bonapartistas influenciou a história, o desenvolvimento e a Independência do Brasil.
Todos los episodios
7 episodiosCapítulo 7: “Au revoir Napoleão”: A relação entre o Brasil e o imperador francês acaba em samba
A transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, provocada pela invasão de tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal, ainda inspira e fascina os brasileiros. Livros sobre o “Período Joanino” se transformam em best-sellers e a chegada de Dom João ao país virou até samba-enredo que dá “adeus a Napoleão”.
Capítulo 6: Revolução de Pernambuco de 1817 e a fracassada fuga de Napoleão para o Brasil
Em 1817, nove anos depois da chegada da corte portuguesa ao Brasil, eclodiu em Recife a Revolução Pernambucana. O movimento republicano despertou o interesse de bonapartistas que planejavam libertar Napoleão Bonaparte da ilha de Santa Helena e trazê-lo para a América.
Capítulo 5 : Missão Artística Francesa: o bonapartista Debret cria as imagens do império luso-brasileiro
A paz entre a França e Portugal, assinada em 1815, propiciou a imigração de muitos franceses para o Brasil. Muitos deles eram bonapartistas perseguidos em seu país, em busca de empregos e oportunidades. A chamada “Missão Artística Francesa”, formada por artistas que serviram ao regime de Napoleão I, é o exemplo mais expressivo dessa presença bonapartista no Rio de Janeiro, onde a corte portuguesa do príncipe regente Dom João estava instalada desde 1808.
Capítulo 4: Bonapartistas levam civilização europeia e luxo para corte do Rio de Janeiro
A partir de 1815, com a queda de Napoleão Bonaparte e o Congresso de Viena, há o restabelecimento das relações diplomáticas entre a França e Portugal. Apesar do fim da ameaça bonapartista, Dom João, que estava no Rio de Janeiro desde 1808, decide manter a corte portuguesa no Brasil que é elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves. O restabelecimento das relações amistosas propiciou a imigração de muitos franceses — comerciantes, militares, artistas — muitos deles bonapartistas.
Capítulo 3 : Napoleão e o Brasil: D. João declara guerra à França e tropas portuguesas ocupam a Guiana Francesa
Assim que chegou ao Rio de Janeiro, em 1808, D. João declarou guerra à França e determinou a ocupação da Guiana Francesa. A declaração de hostilidade a “Napoleão Bonaparte e todos os seus vassalos” foi feita em retaliação à invasão de Portugal por tropas bonapartistas em 1807, que havia provocado a transferência da corte portuguesa para o Brasil.

Más de 1 millón de oyentes
Podimo te va a encantar, y no estás solo/a
Valorado con 4,7 en la App Store
Empieza 7 días de prueba
$99 / mes después de la prueba.Cancela cuando quieras.
Podcasts exclusivos
Sin anuncios
Podcast gratuitos
Audiolibros
20 horas / mes























