Vida Disruptiva
Podcast af Grupo Sinos
Denne podcast er gratis at lytte på alle podcastafspillere og Podimo-appen uden abonnement.
Alle episoder
19 episoderPrepare-se para a entrevista de emprego, seja on-line ou presencial A entrevista de emprego continua sendo um dos momentos mais importantes no processo de seleção, pois é o momento em que o candidato vai conhecer a empresa e a empresa vai conhecer o candidato. Atualmente, por conta da pandemia, as entrevistas virtuais estão mais frequentes, o que facilita muito a participação em processos seletivos, pois não se faz necessário o deslocamento, ao menos em uma ou duas etapas do processo seletivo. No entanto, mesmo se a entrevista for on-line, alguns cuidados que se tomariam caso fosse presencial devem ser observados. E para nos dar dicas preciosas de como se destacar em uma entrevista de emprego, conversamos com a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Feevale Luciane Gehlen.
Quero empreender. Como começar? O boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, divulgado em setembro, revela que o Brasil alcançou a marca de 1,4 milhão de novos negócios de maio a agosto deste ano. O crescimento registrado entre esses meses representa um aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior e de 26,5% em comparação com o mesmo período de 2020. Estes números refletem a reinvenção pela qual muitas pessoas precisaram passar devido à pandemia de Covid-19. Empreender, nesse cenário, se tornou um desafio maior, tanto para aqueles que já possuíam uma ideia de negócio, mas mais ainda para aqueles que, por força das circunstâncias – como perda do emprego, por exemplo – precisaram pensar em uma nova fonte de renda. Assim, para as pessoas que desejam empreender, mas não têm ideia como, por onde começar? Para encontrar esta resposta, neste episódio conversamos com a professora da Universidade Feevale, Moema Pereira Nunes, que nos dá dicas para quem quer montar um negócio, mas não sabe como. Conversamos também com coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, que nos apresenta possibilidades de incubar uma empresa e iniciar o próprio negócio por meio do parque tecnológico.
O mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale realizou, no final do ano passado, a pesquisa Covid-19 e os impactos na Indústria Criativa do Rio Grande do Sul, com o objetivo de mapear os impactos da pandemia no setor. Alguns dos resultados giraram em torno do consumo audiovisual dos gaúchos que aumentou e que pelo menos a metade dos músicos gaúchos não realizaram lives. Os resultados do mapeamento sobre os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na indústria criativa do Rio Grande do Sul resultaram em um e-book da Editora Feevale. A publicação Covid-19 e a indústria criativa do Rio Grande do Sul: produção, processos criativos e consumo digital, que também conta com tiragem impressa, reúne 11 artigos científicos nas áreas de Moda, Música, Informática, Artesanato, Publicidade e Propaganda, Patrimônio e Artes e Consumo Digital. O entrevistado deste episódio foi o coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale, professor Cristiano Max Pereira Pinheiro.
Um curso de pós-graduação e várias possibilidades Neste episódio vamos falar do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo mestrando Élio Barcelos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale. O estudo busca desenvolver sistema de automação inteligente para geração de energia solar e envolve a criação de um sistema de automação inteligente para usina de geração de energias renováveis, entre elas a energia solar fotovoltaica, com a capacidade de aumentar a eficiência energética. Barcelos explica que o objetivo é trabalhar com um tracker, dispositivo que rastreia o sol para aumentar a eficiência da usina solar. “A usina solar armazena a energia em baterias, por isso colocamos como contingência um sistema de biomassa para que possa dar o apoio em dias de chuva ou à noite, por exemplo. A partir disso, nós trabalhamos com o conceito IoT (internet das coisas) aplicado juntamente com os conceitos da Indústria 4.0”, ressalta. Conversamos também o professor orientado do projeto, Josimar Souza Rosa e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki.
Professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale Charlotte Beatriz Spode explica sobre o conceito e como começar a desenvolver este conjunto de competências. As competências socioemocionais estão, ao lado das cognitivas (capacidade de adquirir conhecimentos e interpretar a partir desse conhecimento), entre as mais importantes habilidades a serem buscadas pelo profissional, qualquer que seja sua área de atuação, conforme destacado no relatório El Trabajo de la OCDE sobre Educación y Competencias, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesse sentido, a inteligência emocional ganhou destaque em um mundo do trabalho pós-pandemia, em que muitos profissionais precisaram se transformar e se reinventar. Neste episódio conversamos com a professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale Charlotte Beatriz Spod.
Tilgængelig overalt
Lyt til Podimo på din telefon, tablet, computer eller i bilen!
Et univers af underholdning på lyd
Tusindvis af lydbøger og eksklusive podcasts
Ingen reklamer
Spild ikke tiden på at lytte til reklamepauser, når du lytter til Podimos indhold.