
Höre Fala, Balbúrdia!
Podcast von Ascom UNEB
Fala, Balbúrdia!, O podcast da Assessoria de Comunicação da UNEB é nosso mais novo projeto, pensado para você ficar ainda mais próximo da gente! Balbúrdia é sinônimo de movimento, de mistura, de pessoas unidas em busca de construções coletivas! É com esse barulho que vamos dialogar, trocar conhecimento, se encontrar e se perder na diversidade de ideias e perspectivas sobre temas de interesse público, sempre com colaboração de pesquisadores da nossa universidade.
Kostenlos testen für 30 Tage
4,99 € / Monat nach der Testphase.Jederzeit kündbar.
Alle Folgen
34 Folgen
Em tramitação na Câmara dos Deputados, desde 2020, o projeto de lei das Fake News voltou a ganhar fôlego depois dos recentes ataques violentos em escolas e dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, nas sedes dos três poderes, em Brasília. Popularmente conhecida como PL das Fake News ou PL 2630, a proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, propondo a regulação das plataformas digitais e dos serviços de mensagens instantâneas. Neste episódio, vamos abordar os principais aspectos do PL das Fake News, como a proposta poderá ser efetiva no combate à desinformação e ao ódio na internet, os pontos de fragilidades e os potenciais democráticos do projeto, os impactos que a nova lei causaria sobre as futuras eleições e na propaganda eleitoral na internet e os desafios da implementação e fiscalização da lei. Então chega mais que o tema da vez é: "PL das Fake News: censura ou proteção?". O megafone da Balbúrdia está com o professor da UNEB, Sérgio São Bernardo, doutor em Difusão do Conhecimento, mestre em Direito Público e Bacharel em Direito. O docente é o atual assessor-chefe da Reitoria da Universidade.

O campo é um espaço específico de cultura, política, identidade, história e de existência social. Essas características estimularam o início de um amplo movimento em favor da “educação do campo”, uma concepção preocupada com a definição de princípios da educação que expressem a população campesina, com a formação do povo do campo e também da valorização do espaço-tempo e de um currículo que mobilize as atividades campesinas e as estratégias para o desenvolvimento sustentável. Neste episódio, vamos falar sobre as diversas dimensões da educação do campo, sobre sua importância para a formação contextualizada dos povos campesinos, e para o desenvolvimento sustentável de nosso país. Vamos destacar o papel das universidades no fortalecimento e consolidação dessa concepção de educação, enquanto prática inclusiva, autônoma e transformadora. Então chega mais que o tema da vez é: “Educação Contextualizada: diálogos e saberes partilhados entre a universidade e os povos do campo”. O megafone da Balbúrdia está com a professora da UNEB, Rosana Mara Rodrigues, doutora em educação. A docente é líder do Grupo de Pesquisa: Educação do Campo, Trabalho, Contra Hegemonia e Formação e Humana. Atualmente, a professora Rosana desenvolve estudos sobre processos educativos e sociabilidades, movimentos sociais populares e educação do campo e desenvolvimento territorial. Rosana é também gerente de extensão da UNEB.

Estamos acompanhando um rebuliço com a mais recente evolução da inteligência artificial: o Chat GPT. Um assistente virtual que tem sacudido o mundo da tecnologia. O novo robô de conversa vem dividindo opiniões, inclusive de pesquisadores da área. Neste episódio do podcast, vamos explicar o que é o novo chatbot e como "pensa" essa tecnologia, vamos abordar também os possíveis riscos de invasão de privacidade na utilização da inteligência artificial (IA), a possibilidade da substituição da força de trabalho humana pela robótica com o uso do Chat GPT, e os impactos na área da educação com o emprego da IA. Então chega mais que o tema da vez é: "O Chat GPT e os limites da ética na inteligência artificial: até onde podemos ir?". O megafone da Balbúrdia está com o professor da UNEB, Marco Simões, graduado em processamento de dados, mestre e doutor em ciências da computação e coordenador do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da universidade. O docente tem experiência na área de inteligência artificial, atuando em temas como robótica inteligente, ciência de dados e futebol de robôs. *O tema deste episódio foi escolhido com auxílio do Chat GPT

Abril é o mês marcado pelas mobilizações para a conscientização do autismo. O ponto alto da campanha é o dia 2, criada pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida com objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Neste episódio, vamos abordar os diferentes espectros do autismo, as formas de diagnóstico, os métodos de tratamento, a tímida discussão sobre o TEA em pessoas adultas, e a falta de inclusão, acesso à saúde e educação. Então chega mais que o tema da vez é: "Espectro autista: conheça, respeite, inclua". O megafone da Balbúrdia está com a professora da UNEB, Jaciete Barbosa, pedagoga, mestra em educação especial e doutora em educação e contemporaneidade. A docente desenvolve pesquisas na área da educação inclusiva e é a atual secretária de Acessibilidade e Inclusão (Sain) da universidade.

Violência doméstica, feminicídio, abuso, assédio, preconceito de gênero. A cada dia mulheres precisam lutar pelo direito à vida, por valorização, respeito e de afirmação da sua identidade feminina. Neste episódio, vamos falar sobre a condição de exaustão que habita a vida de muitas mulheres, condicionadas pela sociedade a dar conta de tudo para alcançar o patamar de excelência que só as fortes, lutadoras e heroínas podem ocupar. Também vamos perpassar por problemas estruturais que subjugam o universo feminino como menores salários, a pouca inserção em espaços de liderança, feminicídio, cultura do estupro e o assédio. Então, chega mais que o tema da vez é: "Março Mulher: a romantização da sobrecarga e exaustão da guerreira". O megafone da Balbúrdia está com a historiadora, mestra em história social, doutora em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo, e professora da UNEB, Claudia Andrade Vieira.
Kostenlos testen für 30 Tage
4,99 € / Monat nach der Testphase.Jederzeit kündbar.
Exklusive Podcasts
Werbefrei
Alle frei verfügbaren Podcasts
Hörbücher
20 Stunden / Monat