
Todo Lugar!
Podcast von Neipe/Infes-UFF/CNPq- Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação
Nimm diesen Podcast mit

Mehr als 1 Million Hörer*innen
Du wirst Podimo lieben und damit bist du nicht allein
Mit 4,7 Sternen im App Store bewertet
Alle Folgen
15 Folgen
Nessa reta final, nossos convidados mega especiais Marilene Proença e Fauston Negreiros e a líder do NEIPE, Fernanda Insfran deixam suas saudações finais, coroando essa conversa potente e necessária que rolou durante a gravação deste episódio edificante!

Agora Marilene Proença, professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP nos fala sobre o contexto do fracasso escolar e as correlações com a prática diária da escola. Finalizando o sexto bloco Fauston Negreiros, professore e pesquisador da Universidade Federal do Piauí reflete sobre os caminhos da retomada das aulas presenciais. Qual seria o melhor caminho? Faça parte dessa reflexão você também!

Estamos no quinto bloco trazendo a fala do professor e pesquisador Fauston Negreiros (UFPI) relembrando o primeiro contato que teve com o tema da medicalização em seu processo de formação. E, no final, abrimos a janela da sala para deixar entrar o tema do fracasso escolar. Se eu fosse você, apertaria o play agooooora!

O quarto bloco traz uma reflexão sobre a mecanização dos processos formativos docentes e a questão da medicalização dos comportamentos infantis, onde famílias e professores anseiam por diagnósticos para encontrar um caminho para exercer um controle sobre a criança em sala de aula. Marilene Proença (Instituto de Psicologia da USP) e Fauston Negreiros (Universidade Federal do Piauí) debatem sobre a percepção da medicalização enquanto apagamento das infâncias. Você não vai perder, vai?

Agora é hora de debater a formação do profissional da psicologia no setor público e privado de ensino. Quais seriam as diferenças no processo formativo para garantir a construção do projeto ético e político de psicologia voltada para a prática engajada. E a chegada desses profissionais à Educação Básica como deve ser considerada? Não deixe de conferir a terceira parte dessa conversa com os professores Marilene Proença (USP) e Fauston Negreiros (UFPI). Venha conosco, pois o conhecimento está em TODO LUGAR!