
Napoleão e o Brasil
Podcast von RFI Brasil
Nimm diesen Podcast mit

Mehr als 1 Million Hörer*innen
Du wirst Podimo lieben und damit bist du nicht allein
Mit 4,7 Sternen im App Store bewertet
Alle Folgen
7 FolgenCapítulo 7: “Au revoir Napoleão”: A relação entre o Brasil e o imperador francês acaba em samba
A transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, provocada pela invasão de tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal, ainda inspira e fascina os brasileiros. Livros sobre o “Período Joanino” se transformam em best-sellers e a chegada de Dom João ao país virou até samba-enredo que dá “adeus a Napoleão”.
Capítulo 6: Revolução de Pernambuco de 1817 e a fracassada fuga de Napoleão para o Brasil
Em 1817, nove anos depois da chegada da corte portuguesa ao Brasil, eclodiu em Recife a Revolução Pernambucana. O movimento republicano despertou o interesse de bonapartistas que planejavam libertar Napoleão Bonaparte da ilha de Santa Helena e trazê-lo para a América.
Capítulo 5 : Missão Artística Francesa: o bonapartista Debret cria as imagens do império luso-brasileiro
A paz entre a França e Portugal, assinada em 1815, propiciou a imigração de muitos franceses para o Brasil. Muitos deles eram bonapartistas perseguidos em seu país, em busca de empregos e oportunidades. A chamada “Missão Artística Francesa”, formada por artistas que serviram ao regime de Napoleão I, é o exemplo mais expressivo dessa presença bonapartista no Rio de Janeiro, onde a corte portuguesa do príncipe regente Dom João estava instalada desde 1808.
Capítulo 4: Bonapartistas levam civilização europeia e luxo para corte do Rio de Janeiro
A partir de 1815, com a queda de Napoleão Bonaparte e o Congresso de Viena, há o restabelecimento das relações diplomáticas entre a França e Portugal. Apesar do fim da ameaça bonapartista, Dom João, que estava no Rio de Janeiro desde 1808, decide manter a corte portuguesa no Brasil que é elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves. O restabelecimento das relações amistosas propiciou a imigração de muitos franceses — comerciantes, militares, artistas — muitos deles bonapartistas.
Capítulo 3 : Napoleão e o Brasil: D. João declara guerra à França e tropas portuguesas ocupam a Guiana Francesa
Assim que chegou ao Rio de Janeiro, em 1808, D. João declarou guerra à França e determinou a ocupação da Guiana Francesa. A declaração de hostilidade a “Napoleão Bonaparte e todos os seus vassalos” foi feita em retaliação à invasão de Portugal por tropas bonapartistas em 1807, que havia provocado a transferência da corte portuguesa para o Brasil.























