Hoje na Luta
Podcast von Hoje na Luta
O que personagens e acontecimentos históricos nos ensinam sobre desigualdade, opressão, coletividade, resistência e luta? Não perca nosso podcast de ...
Kostenlos testen für 30 Tage
Nach der Testphase nur 4,99 € / Monat.Jederzeit kündbar.
Alle Folgen
673 FolgenImagine um povo que passa a enfrentar uma potência militar com paus e pedras. É assim, que em 09 de dezembro de 1987, há 37 anos, o povo palestino viu como única forma de resistência ante a já história opressão de Israel. Essa resistência ficou conhecida como Primeira Intifada.
O episódio do HOJE Na Luta vai contar a história da criação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, criado por meio da Lei nº 5.371, em 5 de dezembro de 1967. No entanto, essa história começa em 1500 e continua até os dias de hoje. Desde a chegada dos portugueses, nossos povos indígenas enfrentaram um processo sistemático de extermínio e exploração. A colonização transformou os territórios em mercadorias, e as populações originárias foram vistas como obstáculos para o desenvolvimento colonial.
Há 50 anos, mães e avós se reúnem na icônica Praça de Maio, em Buenos Aires, em busca de respostas. Neste episódio, conheceremos a luta das Mães da Praça de Maio contra a ditadura argentina (1976-1983), que mantém viva a memória de seus entes queridos e buscam dias melhores para o povo argentino.
O WikiLeaks é uma organização multinacional de mídia especializada na análise e publicação de grandes conjuntos de dados, de materiais oficiais restritos ou censurados, envolvendo guerra, espionagem e corrupção. Em 2015, o vazamento de informações da Agência de Segurança dos Estados Unidos em 2015 demonstrou que a presidenta Dilma e o governo brasileiro foram ilegalmente espionados pelo governo estadunidense, gerando uma crise diplomática.
Em 27 de novembro de 1871, oito jovens estudantes cubanos de medicina, com idades entre 16 e 21 anos, foram fuzilados, vítimas da bárbara colonização espanhola. Este dia é lembrado em Cuba todos os anos em memória dessas jovens vidas que foram ceifadas, e também em memória de um povo que precisa lutar pela sua história, que persistentemente é roubada em narrativas falsas criadas para amenizar os horrores cometidos contra nós.
Nutze Podimo überall
Höre Podimo auf deinem Smartphone, Tablet, Computer oder im Auto!
Ein ganzes Universum für Unterhaltung für die Ohren
Tausende Hörbücher und exklusive Podcasts
Ohne Werbung
Verschwende keine Zeit mit Werbeunterbrechungen, wenn du bei Podimo hörst
Kostenlos testen für 30 Tage
Nach der Testphase nur 4,99 € / Monat.Jederzeit kündbar.
Exklusive Podcasts
Werbefrei
Nicht-Podimo-Podcasts
Hörbücher
20 Stunden / Monat