
CRISP Entrevista
Podcast von CRISP UFMG
Nimm diesen Podcast mit

Mehr als 1 Million Hörer*innen
Du wirst Podimo lieben und damit bist du nicht allein
Mit 4,7 Sternen im App Store bewertet
Alle Folgen
53 Folgen
No episódio n.7 da série Pioneiras, conversamos com Miriam Abramovay, a pioneira e principal referência no campo da violência nas escolas no Brasil, também discutindo papeis de gênero dentro e fora da escola. Miriam tem uma vasta trajetória como pesquisadora e consultora em diversas isntituições internacionais, como a CLACSO, Unesco, BID, Unicef, entro outros, experiências que conversaram bastante com sua produção acadêmica. Dê o play e escute! Na série Pioneiras, convidamos grandes pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de criminalidade e segurança pública. É uma homenagem do CRISP a estes pioneiros e pioneiras, e uma oportunidade de seguir aprendendo com estas pessoas. E em 2025, a série Pioneiros torna-se Pioneiras: vamos nos dedicar especialmente às mulheres pioneiras no campo de estudos da criminalidade e segurança pública.

No episódio n.6 da série Pioneiras, conversamos com Julita Lemgruber, uma das mais importantes referências brasileiras quando o assunto é pesquisa sobre sistema prisional, segurança pública e políticas de drogas. Julita é fundadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC) e também a primeira mulher a dirigir o sistema penitenciário do Rio de Janeiro, no início dos anos 1990. Com essa carreira múltipla que transita entre academia e gestão pública, Julita tem uma trajetória de incidência na política de drogas brasileira. Dê o play e escute! Na série Pioneiras, convidamos grandes pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de criminalidade e segurança pública. É uma homenagem do CRISP a estes pioneiros e pioneiras, e uma oportunidade de seguir aprendendo com estas pessoas. E em 2025, a série Pioneiros torna-se Pioneiras: vamos nos dedicar especialmente às mulheres pioneiras no campo de estudos da criminalidade e segurança pública.

Este é o episódio n.5 da série Pioneiras, em que conversamos com Cecília Minayo, criadora do Centro Latino-americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) e uma das maiores referências em pesquisa qualitativa no Brasil e no campo da articulação entre violência e saúde. Nossa entrevistada é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional e doutora em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dê o play e escute! Na série Pioneiras, convidamos grandes pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de criminalidade e segurança pública. É uma homenagem do CRISP a estes pioneiros e pioneiras, e uma oportunidade de seguir aprendendo com estas pessoas. Aproveitamos que ainda estamos no mês de março para anunciar que nesse ano de 2025, a série Pioneiros torna-se Pioneiras: vamos nos dedicar especialmente às mulheres pioneiras no campo de estudos da criminalidade e segurança pública.

No episódio n.4 da série Pioneiros, conversamos com Sérgio Adorno, um dos mais influentes sociólogos da violência no Brasil. Nosso entrevistado é doutor em Ciências Sociais pela USP e fundador e coordenador do NEV, o Núcleo de Estudos da Violência. Não perca essa discussão essencial – dê o play e acompanhe! Na série Pioneiros, os convidados são grandes pesquisadores e pesquisadoras dos estudos de criminalidade e segurança pública. É uma homenagem do CRISP a estes pioneiros, e uma oportunidade de seguir aprendendo com eles e elas.

No terceiro episódio da série Pioneiros, o entrevistado é Roberto Kant de Lima, um dos primeiros pesquisadores sobre o funcionamento da polícia do Rio de Janeiro e do Brasil. Nosso entrevistado é graduado em Direito pela URGS, mestre em Antropologia pelo Museu Nacional e doutor em Antropologia pela Universidade de Harvard. E é com muita alegria que compartilhamos essa entrevista. Na série Pioneiros, os convidados são grandes pesquisadores e pesquisadoras dos estudos de criminalidade e segurança pública. É uma homenagem do CRISP a estes pioneiros, e uma oportunidade de seguir aprendendo com eles e elas.